Recomendamos a implantação de um plano de manutenção periódico com a execução de ensaios não destrutivos complementares, realizados de forma aleatória em atendimento às recomendações da norma NBR 5.674 “Manutenção de Edificações – Procedimentos” e NBR 15.524-2 “Sistema de armazenagem – Diretrizes para o uso de estruturas tipo porta-paletes seletivos”.
O proprietário da estrutura tem a responsabilidade de atender as recomendações contidas no item 10 e implantar o plano de manutenção para cada instalação já efetuada, estabelecendo registros e documentos das ações conforme estabelecido pela ABNT NBR 15524.
O fabricante tem a responsabilidade de fornecer todas as informações correspondentes ao projeto e fabricação das estruturas fornecidas.
Inspeções periódicas devem ser realizadas na estrutura, o que constitui prática fundamental em termos de conservação, com a finalidade de detectar precocemente novas patologias e programar medidas corretivas ágeis antes que grandes avarias que possam vir a ocorrer.
As inspeções devem ter periodicidade diária, semanal, mensal, anual ou extraordinária, incluindo-se nesta rotina todas as peças e componentes da estrutura. Segue descritivo das inspeções:
-
- Diária – deve detectar anomalias facilmente visíveis, como longarinas ou montantes deformados, falta de prumo na instalação, recalques no piso, ausência de calços, unidades de carga deterioradas, etc. A reparação deve ser feita imediatamente.
- Semanal – deve detectar a verticalidade e retitude da estrutura e todos os elementos do 1º e 2º níveis, com notificação, qualificação e comunicação dos danos;
- Mensal – deve verificar, além da verticalidade da instalação de todos os níveis, aspectos gerais de ordem e limpeza com notificação, qualificação e comunicação dos danos;
- Anual – realizada por pessoal técnico capacitado, com a execução de ensaios não destrutivos. Deve verificar todos os itens acima com notificação, qualificação e comunicação dos danos;
-
Registro de inspeção
O registro de inspeção deve ser constituído de livro próprio, com páginas numeradas, assinadas pelo fabricante e pelo usuário, após a inspeção inicial conforme item 9.1 da ABNT NBR 15524 ou outro sistema equivalente, onde devem ser registradas:
- Todas as ocorrências importantes capazes de influir nas condições de segurança da estrutura;
- As ocorrências de inspeções periódicas (mensais e anuais) e extraordinárias, constando o nome legível e assinatura do profissional habilitado e data da inspeção.
A documentação referida deve estar sempre à disposição para consulta dos operadores, do pessoal de manutenção, de inspeção e do fabricante, devendo o proprietário assegurar pleno acesso a esta documentação, quando solicitado.